Esquentador perigoso retirado do Mercado

O esquentador HTW CLA-10EASYGN falhou nos testes de segurança. Alertámos a Leroy Merlin, a única superfície comercial onde era possível comprá-lo, e a marca retirou-o das lojas.

O esquentador HTW CLA-10EASYGN não cumpre os requisitos essenciais para estar à venda em Portugal. Num laboratório acreditado, submetemos dois destes esquentadores ao nosso programa e ambos falharam nos testes à segurança. Apresentaram não-conformidades na estanquidade do circuito de exaustão e na atuação dos dispositivos de segurança na eventualidade de um bloqueio total da exaustão. O que significa isto? Que quando está em funcionamento normal, este modelo liberta gases queimados, acima dos limites impostos, para a divisão onde está instalado. O sistema de segurança também não atua dentro do intervalo de tempo estabelecido pela Diretiva 2009/142/CE de 30 de novembro de 2009.

Além disso, não tem marcação CE válida para aparelhos a gás. Sem esta marcação, este modelo jamais poderia estar à venda em Portugal ou noutro país europeu.

ver artigo completo aqui.

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email